O design digital permeia muitos aspectos de nossa vida cotidiana, mesmo que não tenhamos consciência disso. A maioria das pessoas pode pensar que o design digital se refere apenas a sites, mas na verdade é muito mais do que isso. Quase todos os produtos ao nosso redor tiveram algum elemento do design digital envolvido em determinado momento, quer seja no planejamento da concepção inicial de sua ideia ou na aparência do produto final e na forma como ele é comercializado.
Onde você pode encontrar o design digital
O design digital é predominante em muitas áreas da vida cotidiana. Ele tem sido usado no desenvolvimento de animações para videogames ou filmes, na criação de um logotipo ou site, em projetos de design para um novo edifício, veículo ou produto, ou mesmo na edição e manipulação de vídeos e fotografias. Qualquer coisa que envolva o uso de web design, imagens digitais ou modelagem 3D depende do design digital.
Por que o design digital se tornou tão importante?
A tecnologia avançou tão rapidamente ao longo do tempo que o design digital se tornou um processo muito mais simples. À medida que mais pessoas adotam melhorias em tecnologia e inovações, o design digital se tornou uma área cada vez mais importante. Muitos designers agora precisam de habilidades multifacetadas para poder usar uma gama de softwares que podem desenvolver, aprimorar e criar as soluções de design digital mais inovadoras. O domínio global da internet e o surgimento de smartphones e tablets também aumentaram a pressão sobre a otimização dos serviços de design digital para garantir que as empresas estejam se apresentando e se comunicando de maneira mais eficaz.
Habilidades de design digital eficazes
Um designer ou agência que promova seus serviços de design digital precisará garantir que tenha as habilidades e o conhecimento corretos em seu campo. O rápido crescimento do design digital dos últimos tempos significa que muitas empresas de design se estabeleceram para fornecer soluções de design digital e, no entanto, enfrentam uma forte concorrência. Além de estarem atualizados com o mais recente software e know-how tecnológico, os designers digitais precisam acompanhar as tendências e ideias que contribuem para ganhar soluções criativas. Os designers digitais frequentemente precisarão de uma combinação de habilidades e especialidades, desde princípios de design até conhecimento de software e programação back-end. Essencialmente, quando soluções de design digital são necessárias, o cliente espera um serviço completo.
Tudo abrangente
O design digital eficaz nos dias de hoje é muito mais do que apenas produzir um site bonito. Tem que ser mais sofisticado que isso. Prestadores de serviços eficazes que oferecem design digital não sabem apenas fazer um bom site, eles também tem uma abordagem holística e integrada para a organização do cliente. Eles vão se familiarizar com o que o cliente é, assim como seus objetivos, missão e mensagens de branding, e manipular essas influências para melhor efeito em todos os aspectos do processo de design digital. O design digital eficaz permitirá que o usuário navegue facilmente por um site ou encontre as informações de que precisam, da maneira mais rápida e simples possível, passando as mensagens apropriadas.
Uma abordagem consistente
A evolução da era digital e a ascensão das mídias sociais e tecnologias inteligentes fizeram com que o design digital raramente seja um elemento autônomo. Quando uma empresa requisita que um site seja projetado para ela, é provável que ela também tenha uma presença na mídia social em sites como o Twitter ou o Facebook, além de exigir um aplicativo para tablet e/ou smartphone. O designer digital precisa coordenar todos os processos de design para oferecer uma abordagem consistente, baseada em conteúdo, qualidade, navegação e experiência do usuário. Isso se aplica tanto à mídia on-line quanto à off-line. A direção de arte precisa estar completamente alinhada com os negócios e seus clientes em todos os materiais visuais de marketing. Se uma abordagem consistente não for empregada, ela envia mensagens confusas aos usuários e públicos-alvo. Além de ter habilidades de design, o designer digital atual precisa entender a importância de adotar essa abordagem consistente em todas as plataformas.
Conteúdo multimídia
Prestadores de serviços eficazes que oferecem design digital precisam ser capazes de fornecer mais do que apenas um estilo informativo de site baseado em texto aos clientes. Atualmente, os usuários esperam muito mais e consideram o texto sem inspiração. O design digital, portanto, engloba o uso não apenas de imagens e animações, mas também de vídeos e conteúdo interativo. Os usuários querem ser capazes de se envolver com o design digital, em vez de serem espectadores passivos. Eles querem poder oferecer suas opiniões ou feedback, além de se envolver ativamente na visualização de conteúdo multimídia. A corrida está sempre ativa, portanto, para os principais designers digitais oferecerem conteúdo que ofereça a melhor, mais empolgante e envolvente experiência do usuário, ao mesmo tempo em que atenda às necessidades do cliente.
Desenvolvimento de marca
A criação de marcas nunca foi tão importante, pois cada vez mais empresas reconhecem que essa é sua principal ferramenta para entender o que elas são e conquistar clientes para o seu lado. Os designers digitais no mercado cada vez mais ávido por marcas de hoje em dia precisam incorporar totalmente o desenvolvimento da marca, seja desenver do zero, reprojetar uma marca, usá-la com o melhor efeito ou garantir que ela seja usada de forma consistente em todas as plataformas.
Prototipagem rápida
No passado, o design digital era muito menos sofisticado do que hoje. Os avanços tecnológicos permitiram que os projetos possam ser facilmente reunidos ou, se necessário, alterados por uma pessoa. A simplicidade e a velocidade com que os projetos podem agora ser desenvolvidos permitem que as empresas de projeto mais eficientes possam criar protótipos rápidos para fornecer a seus clientes noção instantânea da funcionalidade e do desempenho em potencial antes de construir a coisa real. Isto oferece à empresa de design uma vantagem distinta. Com espaço para fazer ajustes durante o estágio da protipagem, o produto final tem maior probabilidade de atingir de forma certeira seu objetivo inicial.