A programação web, também conhecida como desenvolvimento web, é a criação de aplicativos web dinâmicos. Exemplos de aplicativos web são sites de redes sociais como o Facebook ou lojas virtuais, como a Amazon.
A boa notícia é que aprender desenvolvimento web não é tão difícil!
De fato, muitos argumentam que é a melhor forma de programação para os iniciantes aprenderem. É fácil configurar, e você obtém resultados instantâneos. E há muito treinamento on-line disponível.
Muitas pessoas aprendem desenvolvimento web porque querem criar o próximo Facebook ou encontrar um emprego na indústria. Mas também é uma boa escolha se você quer apenas uma introdução geral à programação, já que é muito fácil começar. Não importa se você está procurando uma carreira ou apenas quer aprender programação, aprender como desenvolver para a web é para você. É uma das decisões mais inteligentes que você vai tomar!
Visão Geral do Desenvolvimento Web
Existem duas grandes divisões de desenvolvimento web – desenvolvimento de front-end (também chamado de desenvolvimento do lado do cliente) e desenvolvimento de back-end (também chamado de desenvolvimento do lado do servidor).
Desenvolvimento de front-end refere-se a construir o que um usuário vê quando carrega um aplicativo da web – o conteúdo, o design e como você interage com ele. Isso é feito com três linguagens – HTML, CSS e JavaScript.
HTML, abreviação de Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto), é um código especial para “marcar” o texto para transformá-lo em uma página da web. Toda página na rede da web é escrita em HTML e formará a espinha dorsal de qualquer aplicativo da web. CSS, abreviação de Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata), é uma linguagem para definir regras de estilo para a aparência de páginas da web. CSS lida com o lado cosmético da web. Por fim, JavaScript é uma linguagem de script amplamente usada para adicionar funcionalidade e interatividade nas páginas web.
O desenvolvimento de back-end controla o que acontece nos bastidores de um aplicativo web. Um back-end geralmente usa um banco de dados para gerar o front-end.
Aqui está um exemplo. Digamos que você faça login na sua conta do Facebook e seja recebido com as atualizações mais recentes no seu Feed de notícias. Eles não serão as mesmas atualizações que você viu ontem.
Como a página mudou? Um funcionário do Facebook editou manualmente a página para atualizar seu feed de notícias? Claro que não. Um script no back-end do Facebook teria recebido as atualizações e gerado o front-end de acordo.
Os scripts de back-end são escritos em muitas linguagens de programação e frameworks diferentes como:
- PHP;
- Ruby on Rails;
- ASP.NET;
- Perl;
- Java;
- Node.js;
- Python.
Sem entrar em mais detalhes, isso é um resumo de tudo o que existe em matéria de desenvolvimento web.