O design gráfico engloba um vasto campo que inclui design voltado para produtos impressos e para o meio digital. Muitos designers gráficos não possuem habilidades digitais – sua formação e experiência são mais focadas nos impressos, como cartões de visita, cartões postais, outdoors estáticos e vestuário. No entanto, o futuro do design gráfico está fortemente ligado ao crescimento do design digital.
O Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (U.S. Bureau of Labor Statistics – BLS) projeta 20% de aumento no emprego de designers gráficos em design de sistemas computacionais e serviços relacionados até 2026. “As empresas continuam aumentando sua presença digital, exigindo designers gráficos para ajudar a criar layouts visualmente atraentes e eficazes para seus sites. ”
A demanda por design digital em todos os setores supera qualquer outra parte da indústria de design gráfico. Os especialistas em design digital continuarão em alta demanda enquando os negócios atenderem clientes atuais e potenciais por meios digitais.
O que é o design digital?
Design digital refere-se ao que é criado e produzido para exibição em uma tela.
Os projetos digitais podem incluir conteúdo como apresentações multimídia, material de comunicação social, e-mail e anúncios na web, outdoors e sinalização digitais, pitch decks, modelagem 3D e animação 2D. Devido ao maior conjunto de habilidades necessárias para produzir essas peças, os designers gráficos especializados em design digital estão confortáveis com as ferramentas padrão do setor (por exemplo, Illustrator, Photoshop e Indesign) e linguagens próprias para dispositivos digitais (por exemplo, HTML5, CSS3, JavaScript).
Os designers digitais são capazes de realizar as mesmas tarefas que os designers gráficos. No entanto, seus conhecimentos e habilidades se expandem não apenas para incluir, mas para se concentrar em aplicativos digitais. O papel e as responsabilidades típicas do design gráfico não mudam para designers digitais. O BLS fornece as seguintes atribuições para designers gráficos:
- Reunir-se com clientes e gerência para discutir o escopo de um projeto;
- Criar designs usando ilustração digital, software de edição de fotos e software de layout;
- Criar elementos visuais como logos, imagens e ilustrações para ajudar a entregar uma mensagem desejada;
- Criar o design de layouts, selecionando cores, imagens e tipos de letra a serem usados;
- Apresentar conceitos de design para clientes e gerenciamento;
- Incorporar mudanças recomendadas pelos clientes e pela gerência nos projetos finais;
- Revisar os designs para corrigir erros antes de imprimi-los ou publicá-los.
Como conseguir um emprego em design digital
O BLS afirma que os designers gráficos geralmente precisam de um diploma de bacharel em design gráfico ou em um campo relacionado. Os candidatos também devem ter um portfólio profissional que demonstre criatividade e originalidade. Ele também deve apresentar seus melhores designs.
Esses requisitos são semelhantes para designers digitais. Um diploma de bacharel em um curso que se concentra no design digital é o ideal, embora não seja pré-requisito no Brasil. O que é indispensável para candidatos a trabalhar com design digital é tomar tempo para aperfeiçoar seu portfólio. Por fim, os candidatos devem se certificar de que estão cientes das dicas recentes de currículo e entrevista, bem como de marketing pessoal, e aplicá-las ao campo digital.