Saiba o que significa esse conceito comercial fundamental e o que você pode fazer para estabelecer um bom branding para sua empresa.
Branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, grande ou pequeno, varejo ou B2B. Uma estratégia de marca (branding) eficaz oferece maior vantagem em mercados cada vez mais competitivos. Mas o que exatamente significa “branding”? Como isso afeta um pequeno negócio como o seu?
Simplificando, sua marca é sua promessa para o seu cliente. Ela diz o que eles podem esperar de seus produtos e serviços e diferencia sua oferta da de seus concorrentes. Sua marca é derivada de quem você é, quem você quer ser e quem as pessoas percebem que você é.
Você é inovador e disruptivo na sua área? Ou experiente e confiável? Seu produto é a opção de alto custo e alta qualidade ou a opção de baixo custo e alto valor? Você não pode ser ambos, e você não pode ser tudo para todas as pessoas. Quem você é deve basear-se de alguma forma em quem seu público-alvo espera e precisa que você seja.
A base da sua marca é o seu logo. Seu site, embalagem e materiais promocionais – desde que tenham seu logo – comunicam sua marca.
Estratégia e valor de marca
Sua estratégia de marca é, entre outras coisas, como, o que, onde, quando e para quem você planeja se comunicar e transmitir mensagens da sua marca. Onde você anuncia também faz parte da sua estratégia de marca. Do mesmo modo, seus canais de distribuição e tudo o que você comunica visual e verbalmente, tudo isso faz parte da sua estratégia de marca.
O branding consistente e estratégico leva a um forte valor de marca. Isso gera valor agregado aos produtos ou serviços de sua empresa, o que permite cobrar mais pelos produtos com sua marca do que produtos idênticos e sem marca. O exemplo mais óbvio disso está na escolha entre uma Coca-Cola ou qualquer refrigerante genérico. Como a Coca-Cola construiu um forte valor de marca, pode cobrar mais por seu produto – e os clientes pagarão esse preço mais alto.
O valor agregado intrínseco ao valor da marca geralmente vem na forma de qualidade percebida ou apego emocional. Por exemplo, a Nike associa seus produtos a atletas famosos, esperando que os clientes transfiram o apego emocional que tem pelo atleta para o produto. Para a Nike, não são apenas as características de um sapato que o vendem.
Definindo sua marca
Definir sua marca é como uma jornada de autodescoberta nos negócios. Pode ser difícil, demorado e desconfortável. Isso exige, no mínimo, que você responda às perguntas abaixo:
- Qual é a missão da sua empresa?
- Quais são as características e os benefícios de seus produtos ou serviços?
- O que seus clientes atuais e potenciais já pensam da sua empresa?
- Quais qualidades você deseja que eles associem à sua empresa?
Faça sua pesquisa. Aprenda as necessidades, hábitos e desejos de seus clientes atuais e potenciais. E não confie no que você acha que eles pensam. Saiba o que eles pensam.
Como definir sua marca e desenvolver uma estratégia de marca pode ser complexo, considere a possibilidade de aproveitar a experiência de algum grupo consultivo sem fins lucrativos para pequenas empresas ou de algum centro de desenvolvimento para pequenas empresas.
Depois de definir sua marca, como você a divulga? Aqui estão algumas dicas simples e comprovadas:
Elabore um bom logo.
Coloque em todos os lugares.
Defina as mensagens da sua marca por escrito.
Quais são as principais mensagens que você deseja que a sua marca transmita? Todos os funcionários devem estar cientes dos atributos de sua marca.
Integre sua marca.
O branding se estende a todos os aspectos do seu negócio – como você atende seus telefones, o que você ou seus vendedores usam nas chamadas de vendas, sua assinatura de e-mail, tudo.
Crie uma “voz” para sua empresa que reflita sua marca.
Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line. Sua marca é amigável? Seja comunicativo. É chique? Seja mais formal. Você começa a essência.
Desenvolva um slogan.
Escreva uma declaração memorável, significativa e concisa que capte a essência de sua marca.
Crie modelos e crie padrões de marca para seus materiais de marketing.
Use o mesmo esquema de cores, aplicação de logo, aparência e comportamento por toda parte. Você não precisa ser extravagante, apenas consistente.
Seja fiel à sua marca.
Os clientes não retornarão a você – ou recomendá-lo a outra pessoa – se você não cumprir a promessa da marca.
Ser consistente.
Eu coloquei este ponto por último apenas porque envolve todos os itens acima e é a dica mais importante que posso dar a você. Se você não puder fazer isso, suas tentativas de estabelecer uma marca irão falhar.